COMEC, o que é isso?

Confederação da Mocidade Evangélica Congregacional. Departamento ligado a UIECB. Aqui você ficará sabendo de tudo dos jovens congregacionais no Brasil.

INFORMAÇÕES DE CONTATO
  • Endereço:R.Visconde de Inhaúma nº 134/19º andar,
    Rio de Janeiro/RJ.
  • Tel: (21) 2203-8850
  • Email: comecuiecb@gmail.com

COMEC Azul, Uma campanha contra o câncer de próstata

img

Para muitos homens, fazer o exame do toque é um desrespeito, a ideia de que um profissional possa utilizar o dedo e sentir a sua próstata para verificar se há alguma alteração é constrangedora. Mas vou lhe passar alguns dados importantes:

  • A doença que é o alvo desta mobilização global é a segunda maior causa de morte no País por câncer entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.
  • A estimativa é que em 2017, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, sejam diagnosticados 61 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil, sendo estimadas mais de 13 mil mortes este ano.
  • • Em âmbito mundial, também é o segundo câncer em incidência e o quinto em mortalidade nos homens. De acordo com o Globocan 2012, são registrados 1,1 milhão de novos casos por ano de câncer de próstata e cerca de 300 mil mortes.

Em meio a este cenário, há uma boa notícia. Diagnosticar a doença em fase inicial possibilita que o tratamento tenha êxito em 9 entre 10 casos. Isso aliado a uma terapia individualizada com ênfase em redução de sequelas e complicações com o máximo de resultados. Levantamento do A.C. Camargo Câncer Center, evidencia a importância do rastreamento com foco em diagnóstico precoce e queda de mortalidade por câncer de próstata.

Só com esses dados já temos motivos suficientes para que você incentive um parente ou que você faça o exame. A próstata é uma glândula do sistema genital masculino, localizada na frente do reto e embaixo da bexiga urinária. O tamanho da próstata varia com a idade. Em homens mais jovens, tem aproximadamente o tamanho de uma noz, mas pode ser muito maior em homens mais velhos.

A fim de conscientizar a população, principalmente a masculina, sobre os riscos do câncer de próstata, formas de prevenção e as maneiras de diagnosticar a doença, surgiu o movimento internacional Novembro Azul. Durante todos os trinta dias de novembro são realizadas campanhas de esclarecimento sobre a doença, além da iluminação dos pontos turísticos ao redor do mundo como forma de divulgar o movimento. Comemorado inicialmente na Austrália em 2003, esse mês foi escolhido porque é o mesmo em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Sendo assim, a COMEC entrou nesse movimento a fim de conscientizar. Ficar atento aos sinais do corpo e procurar o médico com frequência é extremamente importante para diagnósticos precoces e tratamentos mais eficientes. Não deixe, portanto, que o medo ou a vergonha sejam empecilhos para o cuidado com a saúde.

Referências:

http://www.otempo.com.br/cidades/c%C3%A2ncer-de-pr%C3%B3stata-acomete-homens-cada-vez-mais-jovens-1.638439

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/novembro-azul.htm

https://tcm10hd.com.br/variedades/o-cancer-de-prostata-e-a-principal-causa-de-morte-de-cancer-nos-homens